FATO:

As vendas online tiveram um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2019, de acordo com a pesquisa divulgada pela Ebit na 40º edição do levantamento Webshoppers.

Já estamos em 2020, você se dá conta de que o consumidor logo espera te encontrar no meio online?🛒

A loja virtual traz muitos benefícios a ambos os lados, isso se você adota os métodos corretos de marketing, atendimento, logística e pós-venda no e-commerce.

Sem o seu consumidor ver pessoalmente ou tocar o produto, sua experiência de compra é reduzida, por isso o cliente precisa realmente confiar na funcionalidade do seu site e na transparência da sua empresa.

💡Aqui te trago dicas para adotar práticas com seus compradores e aos possíveis consumidores da sua marca- como levar uma experiência única de compra a partir dos seus negócios!

Isso inclui certamente uma plataforma funcionando de forma adequada!

computador

 

Preparamos para você uma lista de 8 passos para um e-commerce de sucesso em 2020:

 

Tenha sua loja virtual funcionando perfeitamente ✔

E-commerce excelente não é só aquele com um visual encantador ou uma vasta área de produtos para oferecer para seus clientes, pense que você precisa de uma fácil navegação, diferentes opções de pagamento e um site funcionando de forma perfeita em momentos de pico de acesso (como em vendas sazonais- Black Friday).

Lembre-se: o consumidor está cada vez mais exigente, demandando experiência de compra cada vez mais simples, fácil e rápida. 🏃‍♂️

 

Garanta que seu site seja seguro ✔

Um fato que ainda impede muitas pessoas de passarem a comprar no mundo virtual é o receio de passar informações pessoais como CPF, telefone, número da conta do banco ou endereço.

Por esse motivo, trabalhar em um site que prova ser “seguro” para os consumidores é essencial -é o famoso cadeado e a sigla Https que aparecem ao lado de www (🔒https://www).

Chamamos de protocolo HTTPS este que permite essa demonstração de segurança no seu e-commerce, garantindo sigilo de seus dados cadastrais e impedindo terceiros acessarem sem autorização, em informações criptografadas.

Como Paulo Alves cita em um dos seus artigos para a TechTudo “é como se cliente e servidor conversassem uma língua que só as duas entendessem, dificultando a interceptação das informações. ”

E “Embora não seja infalível, HTTPS é, com certeza, mais seguro do que um protocolo convencional”.

 

Atualize as informações da empresa ✔

Quem vocês são? O que fazem? Que valores pregam? Qual seu diferencial? 🤔

Falar sobre a história da sua empresa, valores e seus diferenciais demonstram ao cliente que você deseja atender de forma atenciosa os problemas que ele enfrenta.

Pode também ajudar ele a se identificar mais com a marca, levar a uma compra e uma consequente fidelização.

 

Ofereça promoções e descontos ✔

Seu cliente busca a maior vantagem e custo benefício na sua procura do Google, por isso, além de mostrar valor e seus diferenciais, essa é uma das muitas outras estratégias de atração de marketing que também funcionam.

Pense que muitos abandonos nos carrinhos podem ser salvos por uma possibilidade de frete grátis ou um cupom que o consumidor vê como “Imperdível” naquele momento. 💰

Além disso, você pode usar campanhas nas redes sociais para anunciar uma promoção ou enviar um e-mail para mostrar essa nova vantagem à sua lista de contatos.

Essas são algumas das táticas para fidelizar clientes e gerar uma recorrência de compras na sua loja virtual.

 

Apresente um canal de vendas com imagens atraentes para seus clientes ✔

Basta alguns segundos em um site com um visual que não agrada e layout desfavorável para o consumidor desistir de seguir em frente na sua jornada de compra. 👎

É importante que seu e-commerce seja visto e lembrado, por isso, invista no melhor design possível, layout interativo e de alta qualidade, para oferecer uma experiência agradável e visualmente confortável aos usuários.

Por serem produtos intangíveis, seu público comprará com os “olhos”, além de quererem conhecer mais sobre o material e os benefícios que ele pode trazer.

Por isso, trabalhe em boas imagens e uma descrição apropriada do conteúdo. Mas cuidado, não descreva o óbvio, diga o que o consumidor só conseguirá ver ao adquirir o produto (do que é feito, proporções, qualidade).

 

Mantenha um bom atendimento ✔

Além de ser ágil no atendimento para fechar uma venda, é superimportante dar confiança que o seu produto será entregue no prazo combinado.

O suporte e pós-venda é necessário para garantir o sucesso do negócio e a satisfação do seu cliente.🏆 

Peça um feedback do seu cliente e o acompanhe durante sua jornada de compra ou pós compra, assim você poderá trabalhar para corrigir os pontos negativos e usar os positivos a seu favor para conquistar novos compradores.

Além disso estará demonstrando uma sincera preocupação com o cliente que você está fechando ou com aquele que concluiu a venda anteriormente.

 

Trabalhe no seu Marketing Digital ✔

O Marketing no meio digital feito na forma certa permite você ser encontrado, destacado, entendido e te possibilita, através de análises, otimizar a todo momento seu negócio na web.

  •    Produza conteúdo📚(assim você não força a venda, mas traz o lead de forma fluída e mantém um relacionamento de confiança para uma posterior venda. Seja a partir de um post sobre alguma curiosidade, dica, ou até mesmo sobre algum lançamento de um produto novo).
  •  Analise as visitas e as vendas no seu site 📈 (qual aba que seu cliente mais costuma acessar? Sua venda cresceu com alguma mudança feita no layout ou em alguma funcionalidade? O que mais vende no meu site?).
  •   Analise como sua concorrência trabalha 📊 (O que funciona para eles que pode funcionar para sua empresa? De que forma eles interagem com o público? Como eles mostram seus serviços?).
  •  Trabalhe em anúncios por meio de campanhas 📲 (um pequeno impulso para suas vendas e para deixar sua marca na cabeça dos consumidores é mesclando meios de campanhas pagas e não pagas, seja no Google ou em redes sociais).
  •   Dica extra: invista em influenciadoras 👩(não olhe apenas número de seguidores, procure ver se há um ótimo engajamento com grande número de pessoas, você pode começar trabalhando com influenciadoras locais). 

 

Não é complicado, não precisa iniciar com um profissional, pode ser feito por você, na sua casa e muitas vezes sem custo algum, basta saber como usar as ferramentas do marketing digital a seu favor.

Se quiser se aprofundar mais nos assuntos de Marketing Digital te indico o blog da Camila Renaux

 

Por fim, esteja presente em mais canais de busca ✔

Segue a lista: Youtube, Whatsapp, Facebook, Instagram, Linkedln, Twitter, Google, Pinterest…🌎

Além de serem canais de pesquisa e de entretenimento grátis, te dá várias possibilidades de trabalho com vídeos, posts, fotos, campanhas para direcionamento para seu site e te dão abertura para maior interação com seus clientes.

Explore quantos canais quiser, mas verifique que as informações da sua empresa, como citado anteriormente, estejam corretos, além de estudar quais meios de conteúdo o seu público consome.

Achou muita coisa? Não deixe sua ansiedade tomar conta do seu negócio em 2020, planeje e busque melhorar ao longo do ano. 💪

Se achar melhor, procure um especialista para tirar suas dúvidas sobre como melhor posicional sua marca no meio digital.

Na hora de escolher sua plataforma de e-commerce, fique atento a procurar o profissional certo para trazer toda a segurança, escalabilidade, usabilidade e ferramentas que você precisa para garantir um site confiável e otimizado!

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